9210 – Atendimento não presencial ao cliente

Área de formação

Duração

50h

Nível do curso

Todos os níveis

Data(s) da Formação

maio 2024

Local

Presencial

Horário

Pós-laboral – 19.30h às 22.30h

Sobre o curso

OBJECTIVOS:

  • Identificar os princípios do e-commerce e do e-mercado
  • Reconhecer a especificidade da comunicação comercial em comércio a distância.
  • Identificar e caracterizar as fases de atendimento ao cliente em contexto telefónico e através de plataformas multicanais.
  • Aplicar as técnicas de comunicação verbal e não específicas do atendimento não presencial.
  • Aplicar as regras de comunicação escrita nos diferentes canais de comunicação a distância (loja online, plataforma digital, redes sociais).

 

PROGRAMA:

Atendimento ao cliente através de meios interativos ou digitais

  • Organização das equipas em empresas de contac centre

Comércio a distância – conceitos gerais

  • Comércio por via telefónica
  • Comércio através de plataformas digitais e canais online
  • Comércio fora do estabelecimento comercial
  • Conceito e âmbito do e-commerce
  • Características do e-commerce
  • Segurança do comércio eletrónico

e-Business – conceitos gerais

  • Conceito e âmbito dos serviços prestados
  • Características dos serviços de e-business

Estratégia de comunicação no comércio a distância

  • Marketing direto na internet
  • Utilização dos canais online como estratégia de marketing
  • Lojas online, plataformas multicanais, redes sociais

Atendimento ao cliente em contexto telefónico

  • Abordagem inicial
  • Diagnóstico de necessidades
  • Análise prévia do comportamento do e-consumidor
  • Estrutura de um guião de “perguntas tipo”

Importância dos aspetos não verbais na comunicação comercial a distância

  • Linguagem positiva
  • Comunicação para linguística
  • Técnicas de expressão
  • Retórica e persuasão

Estratégias de captação e fidelização de clientes

Aspetos legais e éticos do comércio a distância

  • Deveres de informação pré-contratual das empresas nos sítios da internet
  • Condições contratuais de venda, entregue e pós venda
  • Modalidades de entrega ou de prestação de serviço
  • Meios e formas de pagamento
  • Normas de conduta da comunicação comercial

Sistema de informação do serviço

  • Funcionalidades da plataforma de atendimento ao cliente e das operações de inbound (Voz, atendimento automático)(IVR), email, Fax, via postal, webchat e instante messaging (IM) e outbound (voz, email, fax, webchat, instante messaging (IM) e SMS
  • Funcionalidades de consulta, extração e registo de dados
  • Normas de segurança da informação

Módulos

50h

Conteúdos

Grátis

Formador